bio
A escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea.
Letrux, seu codinome artístico, ganhou uma grande notoriedade nacional e internacional após o lançamento do seu primeiro projeto solo, em 2017, "Letrux em Noite de Climão" (Joia Moderna), produzido através de um financiamento coletivo. “Puro Disfarce” é a faixa que conta com a participação da cantora e compositora Marina Lima. O disco ganhou o prêmio de melhor disco pelo canal Multishow em 2017 e eleito pelo jornal Estado de São Paulo um dos melhores shows de 2018, perdendo apenas para Caetano Veloso e Criolo.
Letícia foi atriz em peças, seriados, filmes, trabalhou com locução e manteve durante 9 anos a banda Letuce, junto a Lucas Vasconcellos, com quem lançou 3 discos: “Plano de fuga pra cima dos outros e de mim”, “Manja Perene” e “Estilhaça”.
A literatura também passeia por essa persona que é Letrux e em 2015, publicou seu primeiro livro, “Zaralha - abri minha pasta” (Editora Guarda-Chuva) e em 2021, "Tudo que Já Nadei" (Editora Planeta), fazendo com que seus enredos e sensações se costurem entre a música e a palavra. Seu último livro já está na quinta edição.
Lançou um podcast ao lado de Leïlah Accioly chamado "Taradas por Letras", onde juntas, interpretaram e desbravaram letras do cancioneiro mundial.
Em 2019, finalizando a turnê do álbum "Letrux em Noite de Climão", foi gravado um registro audiovisual no Auditório Ibirapuera - SP, "Letrux em Noite de Climão - Ao Vivo", dirigido por Tata Pierry, disponível para todas as pessoas de forma gratuita no seu canal do Youtube.
Recentemente, participou como atriz na série "A Vida Pela Frente" (Globoplay), com direção de Leandra Leal e Bruno Safadi e também da série “Dois tempos”, da diretora Vera Egito, na Star+.
Em 2020, lançou seu segundo álbum, via Edital Natura Musical 2019, "Letrux Aos Prantos", uma ode à emoção, logo no início da pandemia mundial da Covid-19. Liniker e Lovefoxxx (cantora da banda Cansei de Ser Sexy) participam das faixas: “Sente o Drama” e “Fora da Foda”. O disco foi indicado ao Grammy Latino: Melhor Álbum de rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Com várias indicações a prêmios de música e shows com capacidade de público sempre esgotada, Letrux já realizou três turnês na Europa, tocando em festivais, teatros e casas de shows, em Lisboa, Porto, Coimbra Braga, Ilha da Madeira, Madri, Barcelona, Paris, Berlim, Londres.
Em março de 2023, lançou o média metragem "Viver é um frenesi", do documentarista e diretor Marcio Debellian. O filme mostra desde o isolamento da pandemia ao regresso aos palcos em 2022, de uma forma poética e bem-humorada, universo já reconhecido de Letrux.
Em junho de 2023, seu terceiro disco chegou ao mundo, produzido pelo DJ João Brasil: "Letrux como Mulher Girafa" foi lançado de forma independente, e entrou na lista de melhores discos do ano de vários veículos especializados em música. O disco conta com um feat com o cantor, músico e compositor Lulu Santos. “Zebra”, o Single, ganhou videoclipe feito pelo diretor Pedro Colombo.
Alerta e sensível às questões de nosso tempo, Letícia acompanha e apoia causas como o feminismo e as lutas pela igualdade de gêneros, e contra o racismo e a homofobia, entre outros temas, sobretudo os ligados aos direitos humanos.