top of page

bio

Captura de Tela 2024-06-17 às 06.18.06.png

A escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea.

 

Letrux, seu codinome artístico, ganhou uma grande notoriedade nacional e internacional após o lançamento do seu primeiro projeto solo, em 2017, "Letrux em Noite de Climão" (Joia Moderna), produzido através de um financiamento coletivo. “Puro Disfarce” é a faixa que conta com a participação da cantora e compositora Marina Lima. O disco ganhou o prêmio de melhor disco pelo canal Multishow em 2017 e eleito pelo jornal Estado de São Paulo um dos melhores shows de 2018, perdendo apenas para Caetano Veloso e Criolo. 

 

Letícia foi atriz em peças, seriados, filmes, trabalhou com locução e manteve durante 9 anos a banda Letuce, junto a Lucas Vasconcellos, com quem lançou 3 discos: “Plano de fuga pra cima dos outros e de mim”, “Manja Perene” e “Estilhaça”. 

 

A literatura também passeia por essa persona que é Letrux e em 2015, publicou seu primeiro livro, “Zaralha - abri minha pasta” (Editora Guarda-Chuva) e em 2021, "Tudo que Já Nadei" (Editora Planeta), fazendo com que seus enredos e sensações se costurem entre a música e a palavra. Seu último livro já está na quinta edição.

 

Lançou um podcast ao lado de Leïlah Accioly chamado "Taradas por Letras", onde juntas, interpretaram e desbravaram letras do cancioneiro mundial.

Em 2019, finalizando a turnê do álbum "Letrux em Noite de Climão", foi gravado um registro audiovisual no Auditório Ibirapuera - SP, "Letrux em Noite de Climão - Ao Vivo", dirigido por Tata Pierry, disponível para todas as pessoas de forma gratuita no seu canal do Youtube.

Captura de Tela 2024-06-17 às 06.19.00.png

Recentemente, participou como atriz na série "A Vida Pela Frente" (Globoplay), com direção de Leandra Leal e Bruno Safadi e também da série “Dois tempos”, da diretora Vera Egito, na Star+.

Em 2020, lançou seu segundo álbum, via Edital Natura Musical 2019, "Letrux Aos Prantos", uma ode à emoção, logo no início da pandemia mundial da Covid-19. Liniker e Lovefoxxx (cantora da banda Cansei de Ser Sexy) participam das faixas: “Sente o Drama” e “Fora da Foda”. O disco foi indicado ao Grammy Latino: Melhor Álbum de rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

 

Com várias indicações a prêmios de música e shows com capacidade de público sempre esgotada, Letrux já realizou três turnês na Europa, tocando em festivais, teatros e casas de shows, em Lisboa, Porto, Coimbra Braga, Ilha da Madeira, Madri, Barcelona, Paris, Berlim, Londres.

Em março de 2023, lançou o média metragem "Viver é um frenesi", do documentarista e diretor Marcio Debellian. O filme mostra desde o isolamento da pandemia ao regresso aos palcos em 2022, de uma forma poética e bem-humorada, universo já reconhecido de Letrux. 

Em junho de 2023, seu terceiro disco chegou ao mundo, produzido pelo DJ João Brasil: "Letrux como Mulher Girafa" foi lançado de forma independente, e entrou na lista de melhores discos do ano de vários veículos especializados em música. O disco conta com um feat com o cantor, músico e compositor Lulu Santos. “Zebra”, o Single, ganhou videoclipe feito pelo diretor Pedro Colombo. 

 

Alerta e sensível às questões de nosso tempo, Letícia acompanha e apoia causas como o feminismo e as lutas pela igualdade de gêneros, e contra o racismo e a homofobia, entre outros temas, sobretudo os ligados aos direitos humanos.

Letrux por Bruna Latini - 3.jpg
bottom of page